Asian pop em jornais e revistas brasileiras.

12:41


   Como uma grande fã de Jpop e Kpop, sempre fico feliz quando o pop asiático acaba passando na mídia brasileira. Não vou falar das reportagens televisivas sobre esses ritmos porquê acredito que essas todo mundo conhece (e algumas causaram revolta nos fãs) falarei de reportagens e destaques que revistas e jornais nacionais fizeram sobre o pop oriental.

O Estadão (1999 e 2001)

   Isso mesmo galera, antes dos anos 2000 uma artista asiática já havia aparecido em uma reportagem do Estadão. Trata-se da diva japonesa Namie Amuro ( já falei sobre ela no post de divas asiáticas, veja aqui.) A reportagem falava sobre a "febre" que as botas plataformas estavam fazendo nas adolescentes japonesas daquela época, e destaca que a responsável por aquela moda era Namie Amuro. Sendo a cantora mais popular do Japão nos anos 90, Namie realmente se tornou um ícone de moda e até mesmo hoje (15 anos depois) ainda é apontada como grande influência na moda nipônica.


  Namie performando a música "Chase the Chance" em 1995. No vídeo, ela usa as botas plataformas que a fizeram ser destaque em um jornal nacional. 

   Dois anos depois, o mesmo jornal volta a citar o nome da cantora, mas dessa vez em uma reportagem inteira falando só dela. Acontece que no ano anterior havia acontecido o encontro do G8 em Okinawa (conhecido como "Kyushu-Okinawa Summit 2000), e o então primeiro ministro japonês pediu para Tetsuya Komuro (famoso compositor e produtor japonês) compor uma música especialmente para o evento e pediu para  Amuro gravar a música (Namie é natural de Okinawa). Os dois artistas performaram a música no evento para grandes líderes da época como Bill Clinton e a pequena atenção internacional que Namie recebeu nesse encontro foi o suficiente para surgirem rumores de que ela estaria planejando debutar nos USA (algo que nunca aconteceu)  e esse possível debut foi destacado no jornal.




 Namie e Komuro apresentando "Never End" no Kyushu-Okinawa Summit 2000


Folha de São Paulo (2008)

   Em 2008 se comemorava o centenário da imigração japonesa no Brasil, e muitos eventos especiais foram feitos para representar a amizade entre os dois países, então, a folha de São Paulo divulgou que um desses eventos seria um show da Namie Amuro (os jornalistas devem amar essa mulher não é?) no Ibirapuera. O mais engraçado disso tudo é que esse show nunca aconteceu. Realmente houve uma tentativa de trazer a cantora para o Brasil, mas o jornal anunciou o show antes das negociações terminarem. Até hoje os fãs de Jpop dão risada dessa notícia falsa. Quem acabou vindo para o Brasil nessa época foi o cantor e guitarrista Miyavi. O jornal depois pediu desculpas pelo erro. (Ver desculpas aqui.)




Caras (2011)

  Me lembro como se fosse hoje: estava lendo a Caras no salão, enquanto esperava chegar minha vez de fazer as unhas quando do nada vejo minha boyband coreana preferida na revista. Fiquei espantada e feliz ao mesmo tempo. A pequena reportagem chamada de "O som jovem que vem da Coréia" tinha como intenção divulgar o lançamento de "Mr. Simple", novo trabalho do Super Junior até então. Tirando o fato da idade do meu bias (Yesung) está errada, não tenho do que reclamar da reportagem.





   Alguns meses depois estava no mesmo salão, lendo a nova edição da Caras e veja minha girlband coreana favorita na revista(Muita sorte não?). A também pequena reportagem chamada "Musas sul-coreanas" tinha como intenção divulgar a nova turnê internacional das meninas.

Capricho 2011

   Eu tenho uma amiga que gostava muito de comprar Capricho e um dia ela chegou na escola louca pra me mostrar um pequeno destaque que falava sobre o Big Bang e indicava vários clipes da banda. Atualmente a revista já falou sobre muitos outros artistas coreanos e japoneses.



Veja (2012)

  Em 2012 a Veja fazia uma reportagem que comparava o desempenho econômico sul-coreano com o japonês e acaba citando os artistas japoneses KAT-TUN e AKB48 e os artistas coreanos Super Junior e SNSD. Eu realmente odiei essa reportagem, porquê diferente das anteriores ela não tenha a intenção de divulgar o trabalho desses artistas e nem fala sobre a carreira de nenhum. Apenas faz uma comparação ridícula como se houvesse uma grande competitividade entre esses 4 grupos o que não é verdade. Depois do sucesso de "Gangnam Style" a Veja já fez várias matérias diferentes sobre o PSY.





O Globo (2014)


   Em 2014 o jornal fez uma reportagem completa falando sobre o sucesso que a cantora Kyary Pamyu Pamyu estava fazendo no Japão. Chamando-a de "Lady Gaga do Japão", a jornalista Cláudia Sarmento destaca a importância que a internet teve  para a popularidade de artistas asiáticos como Kyary crescer em países ocidentais. A jornalista também fala sobre o estilo, moda e personalidade da cantora. Vocês podem conferir a reportagem completa no site do jornal aqui.






  Então galera, espero que tenham gostado desse post. Quais serão as outras revistas e jornais que irão destacar a cultura pop asiática? Beijos e até o próximo post!



Postagem por: A.
FRASES DE DRAMAS E FILMES ASIATICOS ~ VOLTE SEMPRE E NAO DEIXE DE COMENTAR!

Você também pode gostar

1 comentários

  1. que da hora, é bom saber que o k pop está cada vez mais presente nas revistas e jornais brasileiros,

    ResponderExcluir