Especial - Um Giro na Ásia: Natal Asiático

06:22

 Especial - Um Giro na Ásia: Natal Asiático


Olá Sweets, como estamos hoje com aquele cheirinho de Natal no ar, a ceia chegando, sei que teremos aguentar certos ‘’costumes de natal’’, tipo a tia perguntando como cresceu, piadas do pavê...Em fim, como podem ver a gente já sabe o que acontece no Natal da gente (dããã ehehe), mas e nos países asiáticos, como será o Natal deles?
Confira abaixo como é o Natal em alguns países asiático!



Coréia do Sul

O Natal na Coréia do Sul não é tão comemorado quanto aqui, pra quem não sabe boa parte da população de lá é budista, e o resto cristã, mas a parte significativa da população é budista.

Mas isso não impede dos cristãos fazerem um lindo Natal, basicamente é parecido com o de todo mundo, as famílias se reúnem, no jantar de natal tem os famosos pratos ‘’Jabchae’’ ‘’tteokguk’’, ‘’bulgogi’’ e o famoso ‘’kimchi’’; Mas o centro principal não é nada mais nada menos que o ‘’Bolo de Natal’’, tornando-se o prato mais esperando da noite.

As casas são decoradas com adereços e figuras do natal. O Papai Noel é uma figura muito famosa entre as crianças encontrando-se em ruas e lojas saudando as pessoas e  distribuindo doces e bolos (tá melhor que aqui ).
Apesar de não ser comemorado por todos, o Natal é feriado nacional, e é comemorado mais alegremente e popularmente entre as pessoas.


Japão

No Japão o Natal foi levado para lá por povos cristãos e missionários (sendo que a maioria dos japoneses são Xintoístas), sendo assim o Natal lá não passa mais do que um feriado ‘’levado’’ e com apenas valores comerciais, apesar disso sua popularidade aumenta a cada ano.

No natal as cidades, ruas, parques e locais públicos são enfeitados, além das lojas que são enfeitadas para chamar atenção e impulsionar as vendas. Além disso conta com as famosas iluminações noturnas especiais (sim aquelas que a gente vê em dramas, jornais animes só que muito mais lindas á cada ano).

Devo lembrar novamente que o Natal lá não passa de uma comemoração comercial (além disso cristã), nada tão significativo como aqui. Seu valor é mais comercial que religioso, as famílias costumam apenas comer um frango e um bolo de morango com creme nas ceias.

Uma curiosidade eminente é que o Natal lá também tem significado amoroso, ou seja é ‘’um dia dos namorados fora de época’’. Nos anos 80 a fama da música ‘’Last Christmas’’ do grupo ‘’Wham’’ embalou os natais da época, fazendo com que o Natal no Japão fosse um sinônimo de encontro romântico á dois. Por isso não estranhe se virem casais comendo fora no Japão dia 24, há também trocas de presente, e o final de tudo isso acaba num ‘’motel do amor’’ com temática de natal.


Filipinas

Para quem não sabe, as Filipinas é o único país asiático Católico do mundo, é gente as Filipinas é tipo o Brasil, só quem com algumas exceções. O Natal nas Filipinas é a comemoração mais esperada e douradora do ano, a contagem regressiva começa 60 dias antes , e em alguns anos (como 2012) pode chegar durar até 4 meses (de Setembro até o dia dos Reis em Janeiro).

Vale lembrar que a cultura Filipina é uma mistura de várias outras culturas, como a Malaia, Chinesa, Espanhola, Norte-Americana e Muçulmana. Lá se comemora tanto o Ramandan (Muçulmano) quanto o  Ano Novo Chinês. Embora cada festividade tenha sua data específica, existe uma certa mistura; É que alguns Filipinos praticam o Simbang  Gabi  (Noite de idolatração), que é a novena antes do Natal composta por uma série de missas que começam no dia 16 de Dezembro e são celebradas de madrugada (das 3h á 4h) ao completar a novena e missas os Filipinos fazem desejos, algo semelhante á cultura chinesa.

Na ‘’Noche Buena’’ é celebrada a Missa do Galo, nesse dia ás famílias se reúnem para a ceia de Natal, onde há os pratos típicos como: ‘’hamón assado’’ (semelhante ao tender brasileiro) e o queso bola (Queijo Edam), bom a outra parte da ceia depende da condição financeira de cada família, mesmo assim continua sendo especial. Tanto nas Filipinas como no resto da Ásia, as famílias tem que celebrar todas juntas, por isso é bom preparar uma mesa bem grande para toda a família.

O dia 25 de Dezembro é reservado apenas para visitar o resto das famílias, mas não são parentes digamos que ‘’normais’’, são primos de primos e todos cuja relação de sangue não existe , embora faça parte da família de alguém da família.


Tailândia

 A Tailândia não é muito lá um lugar que se comemora fortemente o Natal, mas mesmo assim as ruas são enfeitadas  com belíssimas iluminações e um show de fogos. Os Shoppings são enfeitados na parte interna poderemos encontrar as clássicas árvores de Natal, como também na parte externa decorada para fotos, e isso vai muito além de colocar luzinhas piscando; Na frente poderemos encontrar casas de Papai Noel , além de duendes e etc.

Além dessas decorações, há decorações fora de época como: Coelinhos gigantes e várias coisas de coelhos, como cartas, roupas etc. Isso tudo por influência chinesa, todo ano é de um animal do zodíaco chinês, por isso o animal que for daquele ano será decorado em vários lugares, por isso esses animais são um forte símbolo tanto no ano novo como no Natal.

Músicas de Natal você ouve por todos os lugares, e são basicamente americanas, sem versões, são mantidas nas vozes originais falando sobre o Papai Noel e presentes. Até aqui deu pra ter a ideia de que o Natal tailandês é basicamente parecido com o japonês, além de ser também comercial. Bom na Tailândia as famílias não se reúnem para comemorar o natal juntas, o natal é basicamente um noite romântica á dois, as famílias se reúnem apenas para trocar presentes no ano novo, portanto nada de família reunida no Natal (vale lembrar que eles são budistas).


(Fotos de crianças para a tentativa de bater o record como ''Maior número de pessoas fantasiadas de duendes do mundo'' na Tailândia)


E foi isso gente, não citei China, Cingapura e nem Taiwan por que o Natal não significa tanto pra eles, já que são de cultura chinesa e nessa época é comemorado o Ano novo chinês, bom existe em algumas culturas citadas também, mas lá se comemora o Natal, mesmo sendo comercial ainda é algo á mais, basicamente pra esses países citados nem para passar á dois é (fazer o que), agora curtam um maravilhoso e gostoso Feliz Natal na línguas desses  países asiáticos:

Coreano
Feliz Natal: 성탄축하 (seongtan chukha)/메리 크리스마스 (meri keuriseumaseu)

Japonês
Feliz Natal: Merii Kurisumasu (メリークリスマス)

Filipino
Feliz Natal:  Maligayang Pasko

Tailandês
Feliz Natal: Sawadee Pee Mai (สวัสดีฉี่พฤษภาคม)

Feliz Natal e se vocês gostarem até a matéria de Ano Novo!!

Obs: Fotos aleatórias do Google (menos a da Tailândia que peguei no G1.com)

Créditos:Asian Dream Portugal,Brasileiras pelo mundo, Japão em foco, Leandro Marcolino (Blog Pessoal).
Beijos !

Postagem por: ~Jadine
FRASES DE DRAMAS E FILMES ASIATICOS ~ VOLTE SEMPRE E NAO DEIXE DE COMENTAR!

Você também pode gostar

1 comentários

  1. Nossa...Postagem Maravilhosa :3

    Feliz Natal...Amoooo seu blog ^_^ ...Temos o mesmo layout :D

    ResponderExcluir