Um giro na Ásia: Ano Novo Asiático

11:52

UM GIRO NA ÁSIA: ANO NOVO ASIÁTICO 


Olá bolinhos, bom depois do Natal asiático vamos agora para o Ano novo asiático, sim vamos conhecer um pouco da virada do ano em países asiáticos, espero que gostem novamente.




JAPÃO  


Diferentemente daqui, que quando contamos os últimos 10 segundos para o ano novo e vem aqueles festivais de fogos lindos, no Japão a coisa muda de figura, lá os japoneses ouvem as 108 badaladas do ritual budista Joya no Kane 
(a última badalada toca á meia-noite, hora em que se chega o ano novo); Esse ritual é muito importante para os japoneses e substitui assim os grandes fogos de artifício que soltam no Oriente.

De acordo com a cultura budista, esse 108 sinos representam os desejos mundanos do homem, por isso tocar o sino serve para afasta-lo, e assim o homem entrar purificado no próximo ano.

A primeira visita á um templo no ano novo se chama: Hatsumode, que acontecem ás vésperas do ano novo ao dia 3 de Janeiro; As pessoas vão vestida de Kimono e Hakama para os templos e rezam pedindo paz, saúde e prosperidade; Lá eles também tem que ver o nascer do sol, nada das coisas que vemos aqui, eles apenas apreciam o Sol; A primeira cerimônia de chá do ano se chama Hatsugama, onde reúnem-se membros da família ou pessoas próximas para celebrar a união e manter boas relações no ano novo.

O ano novo no Japão dura 3 dias (chama-se: Sanganichi), sendo que o primeiro dia é feriado nacional, durante esses três dias o comércio todo fecha, onde os japoneses aproveitam para ficar com suas famílias; Além disso tem outra cerimônia muito importante no dia 2 de Janeiro, chama-se: Kokyo Ippan Sanga, uma cerimônia oficial em que o imperador japonês e sua família fazem a primeira aparição pública na varanda do palácio em Chiyoda-ku, Tóquio, para felicitar a nação japonesa pelo ano novo.

Bom, deu pra perceber que ao ano novo japonês é uma coisa espiritual e familiar, caso queiram um ano novo mais animado, as pessoas procuram Shibuya e Shinjuko (Tóquio), para passar um ano novo mais badalado.



China/Taiwan/Hong Kong & Cingapura


Bom gente o ano-novo na China, Hong Kong , Taiwan e Cingapura já aconteceu (T—T), isso porque o ano-novo de lá é contado pelo calendário lunar, e celebrado no inicio da primavera até Janeiro ou inicio de Fevereiro,e não existe data certa (culpa do calendário lunar).

Nas vésperas de ano novo as pessoas fazem limpezas em casas, cortam o cabelo e dão novas oferendas a os deuses; A cor vermelha por ser yang e vibrante é a cor predominante durante as comemorações de ano novo, as mulheres costumam se vestir assim para iniciar o ano com boa sorte e desejar mais sorte para o próximo ano. Outras cores também simbolizam a sorte como amarelo e roxo, mas a que predomina é o vermelho.

No último jantar do ano não pode faltar, o peixe (dinheiro), os bolinhos em forma de langote de ouro e as tangerinas, ou ‘’laranjas da sorte’’, todas as frutas e doces são entregues e embalagens vermelhas; Nesse dia as pessoas costumam perdoar ofensas esquecer as diferenças e comemorar tudo com muita alegria e fartura para trazer sorte e felicidade.
Lanternas vermelhas são acesas, e ficam nas portas de casa durante 15 dias; Fogos de artifícios são estourados para espantar os maus espíritos. No primeiro dia do ano as crianças e os solteiros ganham um envelope vermelho contendo dinheiro, geralmente esse envelope é dado pela matriarca da casa (avó ou bisavó)  com propósito auspiciosos.

Um outro costume é escrever desejos em tiras de papel vermelho (fogo e sucesso) com tinta preta (água e sabedoria)e são colocados na porta da entrada; Segundo um ditado popular quando o fogo cai sobre a água acontece uma ebulição, e é por ebulição que a maioria das coisas acontecem. Os desejos devem ser escritos com boa caligrafias e de forma poética para trazer boa sorte e realização.

Essas culturas tem o mesmo ano novo, a diferença é que em alguns deles temos o ano novo gregoriano comemorado, basicamente com as mesmas coisas daqui, apenas durando um pouco mais.ChinaTaiwan
CingapuraHong Kong




Coréia do Sul


Na  Coréia do Sul é comemorado o Seollal, e não significa Ano novo coreano, na verdade é Ano Novo Lunar, que também é comemorado em grandes partes da Ásia; A Coréia do Sul comemora 2 ano novos, como vimos o lunar, e o do nosso calendário.

Diferentemente do calendário gregoriano, que nós adotamos, o calendário lunar é bem diferente. Os anos novos lunares não tem uma data específica, se nós basearmos no nosso calendário.

No Seollal, os coreanos viajam para a terra natal do seus ancestrais e realizam cerimônias e orações a seus antepassados; Para isso os coreanos vão as compras preparando-se para a cerimônia, ao qual é uma ocasião especial onde toda a família estará reunida. Normalmente vão para a casa da família do marido, e após o Seollal, vão para a casa da família da esposa, para retribuir de forma igual.

É costume usar Hanbok, a roupa tradicional, e alimentação do primeiro dia tem seu significado especial e simbólico inserido.

É uma época que o país para, o comércio fecha e as cidades ficam vazias, com maiores concentrações em templos, parques, cinemas etc. É o principal feriado do país. 

No entanto, apesar de ser hábito ver fogos de artifício no ano novo, na Coréia isso não é uma tradição, muito menos no Japão.


(Pessoas budistas acendendo vela para comemorar o ano novo e desejar paz, saúde e prosperidade)

Tailândia

O ano novo Tailandês não é comemorado no dia 1 de Janeiro, mas devido ao turismo eles comemoram junto com o calendário gregoriano, com várias festas e eventos.

Bom o ano novo Tailandês já passou há muito tempo, nas véspera em Abril, os tailandeses digiram-se a templos budista e fazem boas ações, como libertar animais, fazer doações e ouvir o Dharma contado pelos monges.
Templos famosos organizam competições para atrair visitantes e doadores, como templos perto dos rios, podendo assim organizar competição de barcos.

De acordo com o calendário gregoriano, a passagem e o fim de ano na Tailândia são comemorados em festivais festas e com religiosidade, além disso é feriado na Tailândia.

Nesses dias acontecem grandes comemorações atrai muitas pessoas curiosas para participar da festa da lua cheia na praia (Koh Pha Ngan), esse é um dos locais mais procurados  pelos turistas pela beleza e os festejos; As festividades  deste evento na ilha tem crescido e a mesma ficará lotada por pelo menos 2 semanas, durante os períodos festivos na Tailândia.


Filipinas


Nas Filipinas o ano novo chinês também é comemorado, só que lá ao invés de vermelho é usado coisas coloridas, um exemplo é o dragão de lá, eles é totalmente colorido, não é como na China que as cores da sorte são amarelo e vermelho, sendo que essas preenchem o dragão chinês.

É muito comum os filipinos comemorarem o ano novo na praia, e com muitas pessoas; Lá a tradição é usar roupas com bolinhas, eles acreditam que círculos são símbolos de prosperidade da continuidade e do infinito, já que não sabemos onde ele começa e terminam.

Tragicamente muitos filipinos morrem nesse dia pela queima de fogos indecente, e pela possibilidade de haverem terremotos, furacões e afins. Mesmo assim as festas lá ainda conseguem ser lindas, e é como eu digo as vezes: Filipinos são brasileiros asiáticos, nas festas eles adoram gritar muito e pular, realmente grandes festeiros.



                               Obrigado gente até a próxima e FELIZ ANO NOVO!!
                                
                   

 Fontes: Japão em foco, Stum,Curto e Curioso.
   
Postagem por: ~Jadine
FRASES DE DRAMAS E FILMES ASIATICOS ~ VOLTE SEMPRE E NAO DEIXE DE COMENTAR!

Você também pode gostar

0 comentários